Imagem: Divulgação
Projeto objetiva integrar o setor e estimular a
educação musical em todo o país; mais de 500 eventos estão programados em todos
os Estados brasileiros
A ANAFIMA – Associação Nacional dos Fabricantes da
Indústria da Música capitaneia em 2017 um projeto grandioso para músicos,
professores de música e interessados em aprender a tocar um instrumento em todo
o País. Entre os dias 19 e 25 de junho, a Semana Nacional do Ensino da Música
deve movimentar escolas, profissionais independentes e lojas de música de todo
o país, com aulas gratuitas de instrumentos e canto, oferecidas em todos os
estados brasileiros.
“No ano passado, trabalhamos o Dia Nacional do
Ensino da Música, inspirado no 'National Learn to Play Day' ('Dia Nacional para
Aprender a Tocar'), do Reino Unido”, conta Daniel Neves, presidente da
entidade. “Este ano ampliamos o escopo do projeto para uma semana toda e
prevemos mais de 500 eventos entre aulas, palestras e workshops gratuitos
distribuídos em todo o território brasileiro”, acrescenta.
Segundo os organizadores, a semana visa ressaltar a
importância do ensino da música na formação do cidadão e despertar o interesse
pela prática da música, seja ela vocal ou através de instrumentos musicais.
O foco é utilizar a educação como instrumento para
gerar a paixão pela música. “Queremos despertar no músico a motivação em
compartilhar seus conhecimentos e, na população geral, o interesse em
participar de uma experiência inicial e marcante, o que será motivador para que
possam dar sequência nos estudos”, diz Neves.
Benefícios do aprendizado da música
Cada vez mais estudos científicos mostram os
benefícios de aprender a tocar um instrumento. O mais comum é relacionado ao
aprendizado escolar. Pesquisas mostram que estudar e praticar a música aumenta
a capacidade dos alunos para aprender. Outra vantagem reconhecida por
cientistas sobre o estudo de música são os impactos diretos sobre os resultados
dos testes padronizados e aprendizado de novas línguas.
Outro dado interessante: de acordo com os editores
da revista americana Scientific American, estudantes do ensino médio com
o mínimo de quatro anos de estudo musical têm uma performance escolar 40% maior
do que os alunos que estudaram entre um ano e seis meses. O aprendizado de
línguas mais rápido é outro destaque para quem quem estuda música, visto que os
alunos aprendem a discernir campo e tempo.
Por meio de uma mobilização geral de toda a cadeia
produtiva da música, utilizando os meios de Comunicação de massa e técnicas de
inbound marketing para atingir a população.
Como funcionará o projeto
O tema da semana em 2017 é “A música toca o
Brasil”. “Damos enfoque à palavra ‘toca, ressaltando os aspectos emocionais causados
pela música, a alegria de se tocar um instrumento ou de ouvir a música tocar na
rádio e em outros players. Queremos lembrar que a música é parte indissociável
da cultura de todo brasileiro”, explica Neves.
A meta é termos pelo menos uma atividade em cada um
dos 26 estados brasileiros + Distrito Federal.
O projeto é dividido em duas partes: conseguir
aproximar pessoas para ministrarem os cursos gratuitamente e aproximar pessoas
interessadas em cursar. O website do evento (www.ensinodamusica.com.br)
já está no ar e nele é possível se inscrever para oferecer uma aula no botão
“quero ensinar música” ou se inscrever em uma aula gratuita no botão “quero
aprender música”. O site conta também com um mapa do Brasil, em que todos os
eventos estarão registrados. “Assim é possível pesquisar por cidade e região
para verificar o que está disponível perto de onde você mora. Além disso, com o
dinamismo da tecnologia, nesse ano teremos também a possibilidade de as aulas
serem online”, esclarece Neves.
O programa conta com uma vasta rede de conectores,
como fabricantes, escolas de música, escolas de ensino regular, escolas de
luthieria, conservatórios, estúdios de música, empresários de bandas e outros.
“Estamos também conversando com artistas e veículos de comunicação para contar
com seu apoio, uma vez que o projeto não tem fins lucrativos e certamente
beneficia toda a sociedade”.
O programa conta com patrocínio da Namm Foundation,
dos EUA, que acredita no projeto e investe na valorização da música em todo o
mundo. “A verba está sendo investida na concepção e comunicação. A mensagem
precisa chegar ao público e por isso estamos elaborando um projeto enxuto, mas
bem elaborado. Teremos vídeos, materiais de comunicação para a escolas e outras
formas de exposição que visam amplificar o alcance do programa e oferecer a
todos os brasileiros a chance de participar”, finaliza Daniel.
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