Imagem: Divulgação
Vagner de Alencar, que teve a vida transformada pela educação, apresenta histórias da periferia que estão fora do foco da grande mídia e ministra oficinas de jornalismo cidadão para desenvolver olhar crítico de adolescentes de escolas públicas sobre a representatividade da periferia e dos jovens na mídia
Já está no ar o quinto episódio da Websérie Você Sempre Bem (http://bit.ly/VSBep05), uma campanha da Sompo Seguros S.A. que tem como objetivo apresentar semanalmente relatos de pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação. O tema desta semana é a transformação pela educação e traz o relato em primeira pessoa do jornalista e escritor Vagner de Alencar, que encontrou na educação e no jornalismo os meios para caminhar por uma nova trajetória em sua vida, bem como contribuir o desenvolvimento de uma visão crítica em jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas e também com projetos de jornalismo cidadão, que dão representatividade à periferia.
Perseverança
O jornalista e escritor Vagner de Alencar diz que sempre buscou conjugar o verbo perseverar. O verbo, inclusive resume bem sua história de vida. Baiano nascido na área rural de Barra o Choça (BA), município próximo à cidade de Vitória da Conquista, morou por anos na favela Paraisópolis, na zona sul da capital paulista. Quando adolescente, voltou à Bahia e foi professor em programas de alfabetização de jovens e adultos. Ao retornar a São Paulo e entrar na universidade, começou a compreender o papel social do jornalismo. Mais do que isso, de que a realidade da favela mostrada pela mídia não era a mesma vivenciada diariamente. Mais do que viver, Vagner percebeu a importância de contar as histórias da favela. Foi com base nisso que desenvolveu o projeto de seu livro, elaborado inicialmente como projeto para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e depois publicado sob o título Cidade do Paraíso - Há vida na maior favela de São Paulo (Primavera Editorial, 2013). A partir daí começou a desenvolver projetos de jornalismo cidadão para valorizar as histórias que não são vistas nos jornais e TVs, mas que existem e devem ser contadas. Há dois anos ministra oficinas de jornalismo cidadão para estudantes de escolas públicas, do Ensino Médio. Nas oficinas trabalha muito temas como representatividade da periferia e da figura do jovem na mídia. Mais do que simplesmente ensinar técnicas de jornalismo, as oficinas têm como objetivo contribuir com o desenvolvimento da visão crítica dos jovens frente ao que é veiculado pela mídia. Alencar reconhece o poder da educação como agente de transformação. “Se eu não tivesse estudado, ou quisesse ter estudado - o que ainda quero continuar a fazer -, acho que não estaria aonde estou e, talvez, eu não conseguisse transformar as coisas que venho transformando. Sem educação eu não conseguiria ter feito um décimo do que eu fiz”, analisa.
Sobre Vagner de Alencar
Vagner de Alencar é mestre em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Jornalista graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cofundador e integrante da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, para a qual escreve para o Mural, blog hospedado na Folha de S. Paulo, e para o portal 32xSP, em parceria com a Rede Nossa São Paulo; também coordena os projetos "Mural nas Escolas" e "Guia de Empregos da Periferia". Trabalhou como repórter no Catraca Livre; no Porvir, portal especializado em inovações educacionais; nas ONGs Ação Educativa eClade (Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação); e foi professor na Educação de Jovens e Adultos. É autor do livro Cidade do Paraíso - Há vida na maior favela de São Paulo, junto com Bruna Belazi (Primavera Editorial, 2013). É vencedor do 3º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog.
Websérie
A Websérie Você Sempre Bem é mais um passo da Sompo Seguros de se valer de novas ferramentas narrativas em seus canais de comunicação a fim de estabelecer um ciclo de comunicação com o consumidor, traduzindo o conceito da companhia “Você Sempre Bem” por meio de histórias de empoderamento, que estimulem atitudes positivas que mudam o mundo. Criada pela RMA Comunicação, a série é publicada em episódios semanais – sempre às quartas-feiras, entre 25 de janeiro e 1 de março – e apresenta relatos de seis pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação. Esportistas, cineastas, agentes sociais, comunicadores e educadores relatam suas jornadas, com percalços e vitórias, e a forma como essas experiências contribuíram para que se tornassem agentes de mudança em prol do bem comum. Como mote, os vídeos começam sempre com as questões “O que te move?”, “O que te faz ir além?”, “O que te faz bem?”, para levar a audiência à reflexão. Além de estarem disponíveis no Canal do Youtube da Sompo Seguros, os vídeos também serão compartilhados em todas as redes sociais da seguradora, com a hashtag #vocesemprebem. Para conferir o vídeo no Facebook, acessehttp://bit.ly/SSBFCB.
O primeiro episódio da websérie (http://bit.ly/VSBep01) traz uma história de empoderamento por meio do esporte, do atleta paralímpico Marco Aurélio Borges, que se tornou atleta profissional com vários títulos e representações do Brasil em campeonatos internacionais – como Jogos Parapan-Americanos e Parolimpíadas – após perder a perna por conta de um acidente de trânsito.
Já o segundo episódio da websérie (http://bit.ly/VSBep02) apresenta o depoimento da jornalista e técnica em Produção Audiovisual Priscila Pacheco, que coordena o projeto de educomunicação Janela Periférica(http://janelaperiferica.com.br/), por meio do qual se vale de recursos do jornalismo, cinema e educomunicação para estimular o senso crítico e criador de crianças da periferia de Curitiba (PR) e, consequentemente, possibilitar uma nova visão sobre a imagem, a formação do olhar e a transformação social.
O terceiro episódio (http://bit.ly/VSBep03) traz o relato de Vandeir Vioti dos Santos que aliou a paixão pela matemática, uma didática diferenciada e o espírito inovador para criar a plataforma online Calcule Mais (http://calculemais.com.br), por meio da qual ensina matemática gratuitamente.
O quarto episódio (http://bit.ly/VSBep04), apresenta o educador Marcos Grangeiro, que a partir de um despertar para a relevância das questões ambientais fundou a Guaranature – Olhos da Natureza (http://guaranature.blogspot.com.br/), Organização Não Governamental (ONG) por meio da qual ministra palestras, realiza ações de educação ambiental e mobiliza voluntários em torno de projetos de registro e conservação da natureza.
Até o momento a websérie Você Sempre Bem já superou a marca de três milhões de visualizações em seus diversos canais somente nos episódios veiculados até o momento.
FICHA TÉCNICA:
Nome da campanha: Websérie Você Sempre Bem
Cliente: Sompo Seguros
Agência: RMA Comunicação
Coordenação: Rita Sastre
Planejamento: Humberto Bassi
Social Media: Humberto Bassi
Produtora: Opala Filmes
Diretor: Otávio Sgarzi
Atendimento Produtora: Fernanda Guidio
Produtor(a) Executivo(a): Eriel Civali
Diretor(a) de Fotografia: Ricardo Beltrami
Diretor(a) de Arte: Felipe Nicoletti
Montagem: Felipe Maielo
Finalizador(a): Felipe Maielo
Finalização: Felipe Maielo
Produtora de Som: Opala
Aprovação: André Gouw
Sobre a SOMPO Seguros S.A
A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Transportes, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, Empresariais Segmentados, Riscos Diversos, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.
O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há 128 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário