terça-feira, 13 de junho de 2017

CCBB Rio abriga performance de Nelson Leirner

Em seguida, às 18h30, acontece um bate-papo sobre ditadura da beleza com Preta Gil, Luiza Brasil e Pedro Garcia. Os dois eventos são parte da exposição “Yes! Nós Temos Biquíni”, que tem curadoria de Lilian Pacce.

                Na quarta-feira (14), o CCBB Rio realizará dois eventos paralelos à exposição “Yes! Nós Temos Biquíni”, mostra que apresenta a evolução da peça que revolucionou o comportamento feminino. Às 17h30, acontece uma performance de Nelson Leirner inspirada em sua obra “Stripencores”, de 1967. Já às 18h30, a cantora Preta Gil se junta à estilista Luiza Brasil, formada pelaLondon College of Fashion, e ao fotógrafo Pedro Garcia, o criador do personagem “Cartiê Bressão”, para a mesa de debate “Corpo de praia –  Ditadura da beleza”.
                A performance, que foi realizada pela primeira vez na abertura da exposição, é uma releitura da obra de Leirner, na qual uma modelo irá repetir o processo de criação do artista: usando um vestido longo e modelado com zíper, ela irá circular pela rotunda do centro cultural, retirando as camadas da roupa até que reste somente um biquíni foi dental. O traje de banho, que acabou por se tornar o quinto elemento da obra original, foi criado exclusivamente para a mostra.
            Em seguida o público será convidado a participar da mesa “Corpo de praia –  Ditadura da beleza”. Sob mediação da curadora Lilian Pacce, o debate colocará em pauta a imposição de padrões de beleza da passarela no mundo real e como isso se reflete na areia, na autoestima e no empoderamento feminino. A entrada é franca e serão distribuídas senhas uma hora antes, na bilheteria do CCBB.
“A força de uma peça tão pequena como o biquíni brasileiro, basicamente quatro triângulos de tecido, está diretamente ligada ao emporaderamento feminino ao longo do último século e vai muito além da praia em si. A exposição pretende mostrar essas interfaces, seu impacto nas conquistas da mulher e o lifestyle criado em torno dele”, comenta Lilian Pacce, autora do livro O Biquíni Made in Brazil.
           Com cerca de 120 obras, entre looks icônicos e históricos de moda praia, a exposição conta com fotografias, pinturas, esculturas, vídeos, ilustrações, instalações, artefatos históricos e amplo material iconográfico. Performances, debates e um ciclo de cinema também fazem parte da programação da exposição, que ocupará o 2º andar do Centro Cultural até 10 de julho.   A exposição é patrocinada pelo Banco do Brasil.  A cenografia é assinada por Pier Balestrieri, com comunicação visual de Kiko Farkas, consultoria de arte contemporânea de Sandra Tucci, coordenação geral e produção executiva da Com Tato Agência Sociocriativa.          

Yés! Nós Temos Biquíni
Exposição: de 15 de maio a 10 de julho

CCBB Rio de Janeiro
De quarta a segunda, das 9h às 21h
Rua Primeiro de Março, 66. Centro, Rio de Janeiro, RJ. 20010-000
Telefone: (21) 3808-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário