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Especialista fala sobre como o ato de brincar
interfere no aprendizado
Brincar de esconde-esconde, alerta, cabra-cega,
lenço-atrás e amarelinha. Essas e outras brincadeiras já fizeram parte da
infância de muita gente. Com o tempo, tanto os brinquedos, quanto as
brincadeiras foram mudando, porém, não existe criança que não goste de brincar.
É no ato da brincadeira que elas descobrem a si e ao mundo.
Segundo a psicopedagoga, especialista em educação
especial e em gestão escolar, Ana Regina Caminha Braga, basta observar uma
criança brincando para perceber que ela resolve os mais variados problemas
utilizando sua imaginação e sem perder o ar de brincadeira. “É brincando que a
criança se torna capaz de atribuir significados diferentes aos objetos, desenvolver
sua capacidade de abstração e começa a agir diferente do que vê, mudando sua
percepção sobre os mesmos”, explica.
Brincar tem um papel fundamental para o
desenvolvimento biopsicossocial da criança. É brincando que a criança se
desenvolve, explora característica de personalidade, fantasias, medos, desejos,
criatividade e elabora o mundo exterior a partir de seu campo de visão. Ainda
segundo Ana Regina, brincar é um ato indissociável na vida das crianças. E ao
contrário que muitos pais pensam, a criança que desmonta seu brinquedo, não
está estragando, mas sim, explorando de maneira criativa o objeto apresentado.
A criança precisa criar, experimentar, ousar,
tentar. Ela precisa estar inserida nas mais diversas situações-problemas, por
meio do contato que estabelece com outras crianças, com o adulto, com objetos e
com o meio. A brincadeira não é o brinquedo, o objeto, a técnica, mas o
conjunto de estratégias e habilidades que possibilitam a criança ter
experiências que revelam o mundo e a preparam para o futuro. “Enquanto brincam
as crianças exercem determinadas funções sociais, pois, no interior de uma
brincadeira ela acaba distinguindo vários tipos de reação grupal estimando as
consequências agradáveis ou desagradáveis que eles acarretam”, explica a psicopedagoga.
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Por isso, é importante que o pais estejam atentos
ao tipo de brinquedos e brincadeiras liberadas aos pequenos, já que as crianças
necessitam de brinquedos que favoreçam seu desenvolvimento e suas habilidades
motoras, além da coordenação grossa e fina, estruturação espaço temporal e
lateralidade.
“É um período de descoberta, criação, fundamental para eles
quanto crianças e para o seu futuro como adultos”, completa Ana Regina.
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