Foto: Divulgação
O evento, que tem como foco o fomento à indústria do audiovisual e será o maior
salão de negócios do setor já realizado em Minas, vai promover mais de 500
encontros entre produtores e distribuidores/realizadores, vai oferecer mais de
60 painéis temáticos com especialistas do setor, além de uma extensa
programação cultural.Toda a programação é gratuita.
MERCADO AUDIOVISUAL SE REÚNE EM BH
NESTA SEMANA PARA FOMENTAR NEGÓCIOS E COMPARTILHAR CONHECIMENTO
Primeira edição da Minas Gerais
Audiovisual Expo (MAX) espera reunir mais de 3 mil pessoas em rodadas de
negócios, painéis e debates, mostra de filmes e exposição.
Belo Horizonte, maio de 2016 – Entre
os dias 1º e 5 de junho, Belo Horizonte receberá os principais responsáveis
pela produção, comercialização e distribuição de conteúdos para TV, cinema,
internet, games e novas mídias no Brasil e no exterior. Eles estarão reunidos
na Minas Gerais Audiovisual Expo (MAX), maior salão de negócios audiovisuais já
realizado em Minas Gerais. O evento, que visa potencializar toda a cadeia de
valor do segmento, contará com uma Rodada de Negócios e terá atividades gratuitas
de capacitação e formação de público. A programação completa está no site www.minasgeraisaudiovisualexpo.com.br
A iniciativa do Governo do Estado
de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas
Gerais (Codemig), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas
Gerais, o Sebrae Minas e o Sistema Fiemg/Sesi, conta com o patrocínio da
Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e da Taesa. A expectativa
é de que mais de 3 mil pessoas passem pela Serraria Souza Pinto e pelo Museu de
Artes e Ofícios nos cinco dias de evento, sendo 1500 somente para as atividades
de formação e geração de negócios.
A realização da MAX vai ao
encontro das políticas públicas desenvolvidas pela Codemig e pela Secretaria de
Estado de Cultura para o fomento ao setor audiovisual em Minas Gerais, com um
foco estratégico para a economia criativa, um dos pilares de atuação do Sebrae.
“Esse esforço conjunto visa evidenciar as principais tendências do mercado
atual e apresentar a força dessa indústria, que impacta diretamente em
segmentos variados da sociedade, como o turismo, a publicidade ou a tecnologia
da informação”, afirma Marco Antônio Castello Branco, presidente da Codemig.
“O evento reforça o papel de
destaque que Minas Gerais vem alcançando no fomento à economia criativa
nacional. O Sebrae Minas participa dessa agenda comum de desenvolvimento e
fortalecimento do audiovisual no estado, com projetos para elevar o nível de
gestão das micro e pequenas empresas e promover um ambiente favorável à
expansão de negócios do setor”, afirma o diretor Técnico do Sebrae Minas,
Marden Magalhães.
Além da oportunidade de ampliação
de mercado para criadores, produtores e realizadores mineiros, a MAX pretende
ser também uma vitrine para o próprio estado de Minas Gerais, apresentando-o
como território estruturado e aberto para receber produções de outros estados e
países. O evento tem como objetivo sistematizar a articulação de parcerias entre
a administração pública e produtores, para facilitar as produções audiovisuais.
Rodada de Negócios
Ao longo dos cinco dias de
programação, 31 empresas âncoras do mercado nacional, selecionadas em curadoria
da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV), realizadora
do Rio Content Market, evento internacional dedicado à produção de conteúdo
audiovisual, participarão da Rodada de Negócios com realizadores de todo o
país. Dentre os 310 projetos inscritos, 209 foram selecionados, de 130
empresas. Serão mais de 500 encontros e os proponentes terão 20 minutos para
apresentação de suas propostas.
Para a diretora de Fomento à
Indústria Criativa da Codemig, Fernanda Machado, o encontro entre produtores,
realizadores, distribuidores e exibidores é fundamental para a geração de
negócios para o Estado, fomentando toda a cadeia produtiva. “Apesar de estar na primeira edição, a MAX já
nasce grande, como maior evento do segmento em Minas Gerais e um dos maiores do
país. Em pouco tempo veremos os resultados desses encontros por meio de
produções e novos negócios”, afirma.
Dentre os players participantes,
estão as principais empresas habituadas à coprodução, licenciamento e aquisição
de conteúdos de pequenos e médios realizadores: GNT; +Globosat; A&E;
Lifetime; H2; History Channel; Prime Box; Travel Box; Music Box; Canal Combate;
CINEBRASIL TV; Curta!; E! Entertainment; Elo Company; Opera TV; PlayTV; TNT;
Warner; Space; TBS; Woohoo; Looke/Encripta/Net Movies; Rede Record; Vitrine
Filmes; Arte 1; EBC/TV Brasil; Synapse; Gloob; Rede Minas.
Conteúdo e capacitação
A programação da MAX será voltada
também aos profissionais, estudantes e interessados que desejam se capacitar e
atualizar os conhecimentos sobre o audiovisual. Serão realizados 66 painéis e
palestras com a presença de executivos, consultores e especialistas do mercado,
organizados em quatro salas com programação simultânea e gratuita. Em pauta, temas
relevantes do setor, como distribuição, modelo de negócios, políticas públicas,
desenvolvimento territorial, mercado internacional, licenciamento, legislação e
games.
No dia 1º de junho, diretamente
da Índia, os diretores Arjun Pandey, CEO da produtora 24 Frames Films, e Anamika
Kalia, apresentam aos participantes cases e oportunidades de coprodução que o
país asiático oferece. A produção nacional no mercado estrangeiro também estará
na pauta do painel que abre a programação: “Animação brasileira ao redor do
mundo”. Produtores e criadores do segmento, como Kiko Mistrorigo, fundador da
TV Pinguim, Luciana Eguti, sócia e produtora executiva da Birdo, e Zé Brandão,
diretor criativo do Copa Studio, vão analisar o momento da animação nacional no
mundo e a presença de conteúdo de produtoras independentes em canais de TVs
aberta e paga. A programação segue com outros 64 painéis.
Mostra “Imagem em construção”
Paralela à programação de
negócios, de 1º a 5 de junho a Serraria Souza Pinto receberá a mostra “Imagem
em construção”, que apresentará um recorte sobre o que de mais recente está
sendo produzido no audiovisual mineiro. Em uma sala de cinema montada
especialmente para o evento, 39 títulos entre curtas, longas-metragens e obras
em processo serão exibidos gratuitamente. Os ingressos serão distribuídos 30
minutos antes de cada sessão (restritos a dois ingressos por pessoa).
A curadoria assinada por Adyr
Assumpção busca acompanhar a dinâmica atual do setor, decorrente principalmente
da implantação do Fundo Setorial do Audiovisual, que, diretamente pela Ancine e
parecerias com o Estado e o município de Belo Horizonte, possibilitou, a partir
de 2014, o início de uma nova fase da indústria local. Nesse contexto, e
considerando os diversos tempos necessários para a realização das obras
audiovisuais e as características contemporâneas intermídias, a Mostra pretende
apresentar um instantâneo da produção em animação, cinema ficcional e
documental, televisão, internet e games.
Exposição “História do
audiovisual"
Com curadoria de Fabíola Moulin e
Marconi Drummond, o Museu de Artes e Ofícios terá em cartaz uma exposição
inédita que pretende apresentar ao público as dimensões material e conceitual
do audiovisual a partir dos anos 60, em Minas e no Brasil. Sob o conceito da
videoarte, a mostra passa pelos pioneiros do vídeo no Brasil e por recortes
conceituais e tipológicos como os livrídeos, o vídeo–poema, a vídeo
performance, vídeo-instalação, o videoclipe, vídeo-projeções na cena pública,
entre outros. Estende-se pela efervescência da produção nacional e local do
cinema na década de 90 e pela popularização de equipamentos eletrônicos.
A exposição, que vai além da
programação da MAX e fica em cartaz no Museu de Artes e Ofícios até o dia 31 de
julho, tem como objetivo evidenciar a potência e a pluralidade da linguagem
audiovisual e a forma como ela está inserida no meio urbano e cada vez mais ao
alcance da mão de todos aqueles que vivem no mundo contemporâneo.
Mercado do Audiovisual no Brasil
Apesar da crise econômica e
financeira que o Brasil enfrenta, especialistas e profissionais da área do
audiovisual seguem otimistas com números do mercado. Segundo o estudo “Impacto
econômico do setor audiovisual brasileiro”, elaborado pelo Sebrae, em 2013 o
setor do audiovisual foi responsável por 0,57% do Produto Interno Bruto (PIB)
nacional, obtendo participação similar à de outros grandes setores, como
têxtil, vestuário, autopeças e produtos farmacêuticos, chegando a movimentar em
torno de R$ 15,7 bilhões na economia brasileira.
De acordo com a Ancine, autarquia
vinculada ao Ministério da Cultura, até 2020 o Brasil pode transformar-se no
quinto mercado do mundo em produção e consumo de conteúdos audiovisuais para
cinema, televisão e novas mídias — atualmente, o País ocupa o décimo lugar no
ranking. Além disso, a estimativa é de que se alcancem 4.500 salas digitais, com
capacidade para atrair 220 milhões de espectadores. Conforme dados de 2014 da
Ancine, existem 2.833 salas de cinemas na atualidade.
SERVIÇO
MAX – MINAS GERAIS AUDIOVISUAL EXPO
MAX – MINAS GERAIS AUDIOVISUAL EXPO
1º a 5 de junho de 2016
Local: Serraria Souza Pinto (Av.
Assis Chateaubriand, 809, Centro, Belo Horizonte) e Museu de Artes e Ofícios
(Praça Rui Barbosa, 600, Centro, Belo Horizonte)
Acesso gratuito
Os interessados em participar das
atividades de capacitação devem realizar credenciamento prévio por meio do site
www.minasgeraisaudiovisualexpo.com.br
Foto: Divulgação
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