quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Artista Bia Ferreira, ilustra o calendário 2022 da ANAJUSTRA Federal - Cultura e Arte no Judiciário

 

Divulgação

A ANAJUSTRA Federal (Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Federal), incentivando e promovendo a cultura nacional, realizou em 2021 um concurso para ilustrar seu anuário para 2022 e, durante uma votação popular em todo o território nacional foram eleitos doze trabalhos artísticos realizados por seus associados, entre eles, a obra “Facetas de Isadora” da artista plástica Bia Ferreira, eleita em primeiro lugar, e que inaugura o calendário: Cultura e Arte no Judiciário. Além desta publicação e reconhecimento nacional, a obra criada por Bia, representou a cidade de Curitiba no IVº Salão de Artes Visuais de Pinhais-PR, e pode ser apreciada no Espaço Cultural do Hospital IPO, em Curitiba, até março 2022, onde compõe sua exposição individual “Facetas”.


Sobre a obra:

Bia Ferreira, trabalha a figura feminina, mostrando potencialidades da imagem por meio de diversos recursos plásticos, como veladuras, e explorando facetas cromáticas da luz e transparências para estabelecer diálogos e passagens entre o que está no primeiro plano e nos subsequentes. É significativo, nesse contexto, que o nome da figura representada seja Isadora, que significa "dada por Ísis" ou "dádiva de Ísis", alusão à a Ísis, a deusa egípcia da maternidade e da fertilidade, cujo nome é a versão grega do nome Ueset ou Aset, que, no Egito, significava originalmente "eu nasci de mim mesma, não venho de ninguém". Nesse aspecto, a arte, quando entendida como uma autonomia criativa, ou seja, uma fértil maternidade, é uma Ísis, pois guarda nela mistérios que lhe são próprios, que se dão no sutil casamento entre as nuanças criativas do sentir e do fazer, da intuição e da técnica.

Oscar D’Ambrosio

Pós-doc em Educação, Arte e História da Cultura,

Ms. em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte



Sobre a Artista:

Bia Ferreira é natural de Pelotas-RS, e vive e trabalha em Curitiba-PR. Graduou-se em Arquitetura, Direito com especializações e frequentou a Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Identifica-se com a arte desde a infância, inspirando-se em seu pai ao observá-lo pintar. A figura feminina é o principal tema da artista, que a coloca em evidência pictórica, criando cenários e situações pertencentes ao universo feminino.

Em seu percurso artístico, participa de salões de arte e realiza diversas exposições nos principais espaços culturais do Paraná. Em 2020 fez parte do projeto cultural “Mostra tua arte”, onde teve seus trabalhos projetados nos prédios em Belém do Pará, e em 2022, sua obra “Facetas de Isadora”, irá compor o anuário nacional da ANAJUSTRA Federal, eleita em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário