sábado, 2 de abril de 2022

Exposição da Cultura Ucraniana, do artista Eloir Jr., acontece em Pinhais-PR

 


Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann
Pinhais-PR

A tradicional saudação nacional ucraniana, “Slava Ukraini”(Glória à Ucrânia), é tema da exposição cultural e educativa do artista visual curitibano Eloir Jr., promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais-PR, através do departamento de cultura e, acontece no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann.

Com trabalhos exclusivos que representam a cultura eslava ucraniana, trazida ao Estado do Paraná pelos imigrantes há 130 anos, a coletânea aborda toda a temática cultural e milenar da Ucrânia, reunindo obras atemporais em pinturas sobre telas, as tradicionais pêssankas (que hoje são símbolos do Paraná) e os trajes típicos (gentilmente cedidos como apoio cultural pelo Folclore Ucraniano Barvinok), narrando a fé, a tradição, o folclore e os costumes daquele país. A policromia e o detalhamento presentes nas obras, encenam saudações típicas, como o pão e sal, personagens e danças folclóricas, vivências e as tradicionais babushkas, assinatura artística do artista, em um cenário ambientado com lambrequins, calçadões em petit-pavê, araucárias, pinhões e gralhas azuis, que somatizam a arte paranista de Eloir Jr., e contribuem para o resgate da memória ancestral.

Há uma década o artista leva ao público paulista e paranaense, e em algumas capitais brasileiras, esta peculiar exposição, o que lhe valeu o diploma de Mérito Cultural, conferido pelos organizadores do evento no Estado de São Paulo.

A mostra Slava Ukraini, tem como objetivo, proporcionar conhecimento sobre o povo ucraniano, através da arte.

A importância de uma exposição como esta, é firmar, aproximar e levar informações ao público sobre a história da colonização do nosso país, em especial a Região Sul, onde no Paraná os imigrantes ucranianos se estabeleceram em maior número, e hoje, através de seus descendentes, continuam a colaborar com o crescimento e a cultura do Brasil.”, comenta o artista Eloir Jr.

Segundo Jorge Ribka, Cônsul Honorário da Ucrânia em São Paulo, “a cultura ucraniana sempre foi conhecida pelo artesanato, que inclui, além das famosas pêssankas, bordados, toalhas, xilogravuras e pinturas de bonecas, criando um estilo próprio e único em suas danças e cultura em geral”.


Sobre o artista:

Eloir Jr. é Artista visual curitibano, curador, designer de moda e colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Expõe profissionalmente há 25 anos em mostras individuais, coletivas e salões de arte, obtendo inúmeras premiações. Suas obras compõem coleções de acervos nacionais e internacionais, museus pelo país, livros de arte e cultura e algumas edições da Casa Cor Paraná. Em 2010 representou o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris-France e em 2016 na The New York Public Library. A convite da Embaixada da Ucrânia no Brasil, em 2017, o artista representou as artes visuais do Paraná no 24º Sarau Chatô em Brasília-DF, que homenageou a Ucrânia e o Paraná, recentemente criou um painel artístico para uma Escola Municipal de Curitiba-PR. É estudioso da cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre tela, como também o artesanato cultural destes países. Seu trabalho resgata a memória cultural trazida pelos imigrantes e, através de sua assinatura artística, as tradicionais babushkas, consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal, com os ícones paranaenses como: gralha azul, araucárias e pinhões.

Serviço:

Exposição Slava Ukraini - Cultura Ucraniana

Local: Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann

De: 11 a 29/04/2022 das 8h às 17h

Endereço: Rua 22 de Abril, 305 – Pinhais-PR


Obras em exposição:

PRESENÇA UCRANIANA - Acrílica sobre tela-85x65 cm

1891/2021-Obra em homenagem aos 130 anos da imigração ucraniana em Curitiba-PR. Família, fé, folclore, cultura e tradição, estão presentes nesta obra, da série Ancestralidade eslava.

A saudação ucraniana do Pão e sal.
Este antigo costume tem sobrevivido desde os tempos mais antigos. De acordo com a tradição ucraniana e polonesa, segurando pão e sal, os pais recebem a noiva e o noivo, os anfitriões recebem convidados importantes em suas casas. Também com pão e sal recebem os representantes de outros países no desembarque do avião. Se você tiver a honra de ser recebido desse jeito, deve pegar um pedacinho de pão e mergulhá-lo em sal, com essa atitude o visitante estabelece uma relação de confiança especial com quem o recebe, que através desse gesto, reconhecem a pureza de suas intenções e pensamentos. A dupla de pão e sal não surgiu por acaso: pão de trigo ou de centeio simboliza prosperidade e riqueza, os temperos que às vezes adicionam na receita têm a capacidade de proteger dos espíritos maus.


LAMBRETTIBA - Acrílica sobre tela – 90x70 cm

Em sua lambretta com sidecar, customizada em wycinanki e capacetes também customizados, as babushkas passeiam por cenas curitibanas, entre elas, os postes republicanos e a calçada petit-pavé em papoulas.



THE XV ROAD - Babushkas atravessam na faixa de pedestre pinhão
Acrílica sobre tela – 50x100 cm

Na década de 1990, as ruas que cruzam o tradicional calçadão da Rua XV, no centro de Curitiba-PR, possuíam faixas de pedestres na forma de pinhões, mas duraram pouco tempo, pois não são permitidas pelas normas de trânsito. As babushkas atravessam a faixa de pedestres pinhão, em alusão a The Abbey Road inglesa, cruzada pelos Beatles em 1969.


PASSEIO NA PRIMAVERA - Acrílica sobre tela – 80x60 cm

Em seu velocípede Shakebone Penny Farthing, ou Big Wheel do século XIX, a Babushka celebra a primavera no hemisfério sul, usando o seu colorido e florido vinotchok (grinalda ucraniana com flores e fitas), em um passeio urbano na estação das flores. No cenário, poste republicano e calçada em petit-pavé tulipa.



VAMOS DE TAXI! - Acrílica sobre tela – 40x60 cm

Com seu guarda-chuva em rosácea pinhão, as babushkas decidiram passear de taxi, e acenam para o tradicional fusca taxi laranja, típico de Curitiba e único no país. No cenário há postes republicanos e calçadão petit-pavé.


BABUSHKAS - Acrílica sobre tela – 150x120 cm

Eu uma obra maix bidimensional, a figuração de Babushka é apresentada em sua forma natural. Babushkas são a assinatura artística do artista Eloir Jr.


SELFIE NA XV - Acrílica sobre tela – 85x55 cm

No coração de Curitiba, onde o calçadão da Rua XV encontra com a Ébano Pereira, repousa há décadas o icônico Bondinho, que funciona como turismo cultural e de leitura, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba.
No cenário, os antigos postes republicanos coroados por pinhões, ladeiam o antigo Bondinho, que em seu caminho encontram flores e o tradicional calçadão em petit-pavé pinhão, típicos do local e, que firmam a nossa referência cultural paranista. E sob esta perspectiva, a Babushka encontra a cena perfeita para fazer sua selfie com biquinho, usando seu celular.


VINOTCHOK ROSA DA SERENIDADE - Mista sobre tela- 110x90 cm

No interior da Babushka, a moça ucraniana usando seu vinotchok rosa (coroa de flores com fitas), celebra a serenidade, entre pombos e, ampara a gralha azul em sua mão.


ESPÍRITO SANTO PARANAENSE - Acrílica sobre tela – 60x60 cm

A obra expressa a religiosidade de um povo, e está representada pelo Espírito Santo através da gralha azul, ave símbolo do Estado do Paraná, substituindo a tradicional pomba branca. A Gralha segura um pinhão no bico e em seu corpo traz a pintura em nuances azuis de Babushkas, demonstrando a influência da cultura eslava no Paraná. A ave repousa sobre a calçada em petit-pavé pinhão, remetendo a tradicional Rua XV ou Rua das Flores em Curitiba, onde papoulas a emolduram e se traduzem como símbolo da flora eslava estampada em trajes típicos poloneses e ucranianos. Os raios divinos estão representados pelos lambrequins em verde, típico adorno dos beirais das casas em madeira dos imigrantes. A ambientação do último plano contém pinhões das ruas curitibanas e profusão de papoulas.


BABA YAGA ou BABA JAGA - Acrílica sobre tela – 60x50 cm

Velhinha e vovózinha Jadwiga. Ser sobrenatural do folclore eslavo, bastante presente nas culturas Polonesa, Russa, Ucraniana e de todo o leste europeu, talvez seja a mais poderosa e assustadora das bruxas. Voa montada num pilão e vive na floresta em uma cabana com pés de galinha. Com sua vassoura, apaga seus rastros.


SAUDADES DA UCRÂNIA - Acrílica sobre tela – 90x70 cm

A obra retrata uma gigante pêssanka (ovo colorido artisticamente e, símbolo tradicional da Ucrânia e do Estado do Paraná), com pintura de símbolos eslavos e paisagem típica ucraniana do interior do Paraná. Este símbolo repousa em um rushnyk (toalha tradicional ucraniana), e está sutilmente sendo segurado por um casal com trajes típicos ucranianos, num cenário com araucárias, gralhas azuis e pinhões.


BABA/BAPKAS – Chá das vovós - Acrílica sobre tela – 50x40 cm

Em uma tradicional casa eslava, as vovós ucranianas em seus trajes típicos, confraternizam na hora do chá.

FESTA DE IVANA KUPALA - Acrílica sobre tela – 50x40 cm

É a tradicional Festa Ucraniana de São João, celebrando a boa colheita e a fertilidade.



MARENÁ – Dança Folclórica Ucraniana, exclusivamente feminina - Acrílica sobre tela – 40x60 cm

Em Marená, as moças ucranianas apresentam coreografias típicas ucranianas, onde representam as ondas do mar com delicados movimentos e com as suas grinaldas.



SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E MARIA - Acrílica sobre tela – 50x60 cm

A fé e a religiosidade cristã do povo ucraniano, é cultuada através de ícones pintados.


CHUVITIBA - Acrílica sobre tela – 80x70 cm

Em um dia de muita chuva em Curitiba, as Baushkas passeiam, utilizando seus guarda-chuvas com estampa em petit-pavê pinhão, que formam a tradicional rosácea do calçadão da Rua XV, em Curitiba.



KOROVAI - Acrílica sobre tela – 50x40 cm

O korovai é um dos elementos fundamentais do casamento tradicional ucraniano. O mesmo consiste num grande pão doce, arredondado, que recebe na parte superior adornos feitos com a própria massa, em forma de lua e estrela que são representações do casal. Também podem receber outros adornos como sóis, aves, animais, pinhas, ramos de trigo, flores e frutos. Suas origens são muito antigas e provém das crenças nas propriedades mágicas dos grãos na era pré-cristã. No centro é colocada uma pequena árvore (que nas colônias paranaenses é um pinheirinho – araucária), enfeitada com diversas fitas, cuja simbologia está ligada á vida agrícola, sendo a representação da árvore da vida. A dança do korovai, ao som das “kolomeikas” é um dos principais momentos dos casamentos ucranianos, onde a alegria é contagiante. O korovai é um símbolo do sol e do amor que deve habitar em suas vidas,é uma homenagem aos noivos e uma bênção para o seu casamento. Fonte: Pêssanka Blog



GLOBO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E MARIA

Instalação aérea com ícones sacros, rosários, rosas e fitas, representando a fé e a religiosidade ucraniana.



PREVIT - Acrílica sobre tela – 40x60 cm

Previt é uma saudação ucraniana que significa “olá” e “bem vindo”. Na obra, casais com trajes típicos ucranianos, representam a dança Previt com a simbologia do pão e sal.


BABUSHKAS VINOTCHOK em prevenção a Covid-19

Mista sobre madeira-Conjunto com 05 bonecas
conjunto de Babushkas criado em 2014, para a exposição "Minha Natureza", apresentada em diversos espaços culturais, entre eles o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba-PR
A obra, produzida em madeira, colagens de bulas de medicamentos, E.V.A., tintas acrílicas, fitas e verniz, originalmente foi concebida sem a máscara, e diante da pandemia resolvi interferir artisticamente e acrescentar esta proteção, deixando-a contemporânea, no sentido do que estamos vivenciando e, sinalizá-la como arte profilática.


A ESPERA...NÇA - Acrílica sobre tela – 50x40 cm

A obra retrata a babushka com máscara floral, em sua janela com lambrequins, durante a quarentena.



FÉ - Acrílica sobre tela – 50x40 cm

A obra retrata a babushka com máscara floral, em um cenário com santos católicos, expressando expressando a fé com uma vela acesa para a humanidade, durante a quarentena.


CUIDANDO DA BABA / BABCIA - Acrílica sobre tela – 50x40 cm

O trabalho retrata três babushkas, onde a Baba/Babcia(vovó) ao centro é cuidada com atenção pelas netas ou familiares. Enquanto a vovó tricota uma colcha que abraça a família, sua gatinha Dorota dorme em cima do novelo, após brincar. As três usam máscaras, e sinalizam os cuidados que devemos ter com os nossos familiares idosos em tempos de pandemia.



SLAVA UKRAINI

Máscara customizada, cosida a mão e pintada.
Material: Tecido para telas de pintura, linhas de crochê, botões, elástico roliço e tintas acrílicas.
Sobre as máscaras: A peça criada retrata a forte presença da imigração eslava no Estado do Paraná. SLAVA UKRAINI (Eslava Ucrânia), apresenta um casal em traje típico ucraniano, a gralha azul(ave símbolo do Paraná), num cenário de Araucárias e o tradicional calçadão petit-pavê pinhão, onde todos usam máscaras preventivas. O trabalho, sinaliza a importância do uso de máscaras em tempos de pandemia, por todos os povos, e foi criado para participação na exposição Convida Expoart 2020, em Goiânia-GO



CHALHANILKA

Peça customizada, bordada e cosida à mão, criada com inspiração na dança folclórica feminina ucraniana Chalhanilka, realizada pelo Folclore Ucraniano Barvinok-Curitiba-PR, onde as moças com longas tranças, elaboram delicadas coreografias com seus coloridos xales. Devido a pandemia, as dançarinas folclóricas utilizam máscaras.
Obra premiada no Salão da Quarentena. O evento foi realizado pelo CREArte(Centro de Referência e Ensino da Arte), com apoio do Rotary Club Ponta Grossa-PR-Alagados e curadoria de Celso Parubocz.


LEMKO

Casal em trajes típicos da região de Lemko – Ucrânia

Apoio cultural do Grupo Folclórico Ucraniano Barvinok

Lemko é um grupo étnico de ucranianos estabelecidos no noroeste dos Cárpatos, tendo dialeto e cultura únicos. O nome deriva do uso comum de uma expressão idiomática, lem, que significa mas ou somente ou como. No passado, lemko era a descrição dada a esse povo pelos seus vizinhos orientais – os boykos e os hutsuls, que apesar de falar um dialeto similar ao dialeto lemko, não usam a expressão lem. Anteriormente, os lemkos se auto-descreviam como rusiny ou rusnaky. No começo do século XX, muitos, mas não todos os lemkos aceitaram a mudança de nome de sua identidade nacional de rus'/rusyn ou ruteno para o termo mais moderno, ucraniano. Fonte Wikipédia

Descrição dos Trajes Típicos:

Feminino

Avental preto com bolas brancas e fitas coloridas, saia vermelha plissada com aplicação em fitas, anágua branca com filó, colete preto com aplicações e bordados, blusa branca bordada, lenço floral, colar de contas vermelhas e kraika (faixa de cintura).

Masculino

Camisa branca bordada, calça branca bordada, colete preto com aplicações e bordados, chapéu preto e kraika (faixa de cintura).



Mapa da região ucraniana de Lemko






Nenhum comentário:

Postar um comentário