terça-feira, 16 de abril de 2019

День Україна - Курітіба - Бразилія! Dia da Ucrânia em Curitiba-PR-Brasil


Danças típicas
Crédito: Roberto Barão

Neste último final de semana, o Pavilhão Étnico do Memorial de Curitiba coloriu-se de azul e amarelo e celebrou a milenar Ucrânia com todo o resplendor de sua cultura eslava. O evento de dois dias foi impecavelmente organizado pela família Barvinok que nas pessoas de Solange Maria Melnyk Oresten, Sonia Sysak, Vera Alice Piaceski entre tantas outras, tornaram possível a terceira edição deste encontro cultural que ao som de Previt, kolomeikas, canções ritmadas por címbalos, banduras, flautas, violinos, entre outros, receberam carinhosamente o público com a tradição do pão e sal. 

Uma linda festa aconteceu com a presença de mais de uma dezena e meia de grupos folclóricos ucranianos de todo o Paraná, e também um internacional, vindo do nosso vizinho Paraguai, que apresentaram as mais lindas danças e vestuário típico de quase todas as regiões ucranianas.

 As tradicionais Pêssankas, que hoje são símbolos do nosso querido Estado, fizeram-se presentes nas mais diversas formas e escritas. Porcelanas típicas descansavam sobre elaborados rushnyks, Motankas desmistificavam-se aos olhares curiosos, postais retratavam a bela Ucrânia, acessórios e vestes ucranianas contribuíram ainda mais para o desfile de vyshyvankas que a maioria do público usou. Já a gastronomia era um convite especial ao paladar, pois o delicioso cheiro da culinária da velha Ucrânia, já nos abduzia na entrada do Memorial. Lá, Baba Olga- Olga Melnyk Costin nos esperava com deliciosos vareneks, holubtsis e demais sabores eslavos. 

Enfim, Carla Schwab e eu, celebramos a Ucrânia e encontramos muitos amigos queridos que fazem parte da nossa família folclórica. Parabenizamos a todos pela excelência do evento e agradecemos muitíssimo o convite para expormos juntos, o qual por motivos logísticos não conseguimos, mas estávamos lá brindando a tudo com um grande “Slava Ukraini”, “Heroyam Slava”! E temos a certeza de que o evento torna-se uma efeméride no calendário curitibano. Nas fotos que conseguimos fazer, estamos com a querida família de Embaixadores da Ucrânia no Brasil (Sr. e Sra. Rostylav e Fabiana Tronenko e sua filha Mariana), com Simone Popovicz, Iara Serathiuk, Julia Regina Bordun Bertoldi, Odessa Maria Volochtchuk Fucci, entre tantas outras que não estão nas imagens, mas habitam nossos corações.

Casal de artistas visuais Carla Schwab e Eloir Jr. com o Embaixadores da Ucrânia no Brasil, Sr. e Sra. Rostyslav e Fabiana Tronenko e sua filha Mariana 
Divulgação

Odessa Volochtchuk Fucci com Carla Schwab e Eloir Jr.
Divulgação

Julia Bordun Bertoldi e Iara Serathiuk com Carla Schwab e Eloir Jr.
Divulgação

Simone Popovicz com Carla Schwab e Eloir Jr.
Divulgação

Panorama do Evento
Divulgação

Danças típicas
Crédito: Roberto Barão


Nenhum comentário:

Postar um comentário