sexta-feira, 19 de abril de 2019

Artista Curitibano, Eloir Jr. receberá medalha de Mérito Cultural

Divulgação


O Instituto Cervantes de Curitiba, órgão cultural do governo da Espanha, comemorará o Dia Internacional do Livro, 23/04, realizando vários eventos culturais, entre eles o lançamento de uma obra em língua espanhola, o minilivro "Texturas Poéticas", publicado pela Nogue Editora, e que reunirá poetas, escritores, artistas e declamadores do Paraná, onde serão lidos e declamados poemas dos autores desse livro. Durante o sarau poético comemorativo, Isabel Furini e Carlos Zemek, criadores do Projeto Poetizar o Mundo entregarão a Medalha de Honra ao Mérito Cultural, ao artista plástico, professor, curador e colunista cultural Eloir Jr. "Nestes últimos anos, o trabalho de Eloir em prol das Artes ganhou visibilidade. Ele organiza eventos culturais e divulga os trabalhos de artistas de diferentes técnicas e estilos", relatam os criadores do projeto.

Divulgação

Sobre “Textura Poéticas”:
A obra foi traduzida ao espanhol e organizada pela poetisa Isabel Furini. A capa e a diagramação foram realizadas pelo especialista em Arte Digital, Carlos Zemek. Participam do livro os poetas: Carla Ramos, Carlos Vargas, Daniel Maurício, Décio Romano, Elciana Goedert, Gustavo Henao Chica, Igor Veiga, Luciano Dídimo, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Maria da Glória Colucci, Neyd Montingelli, Sônia Cardoso, Vanice Zimerman e Vera Lúcia Cordeiro.

Divulgação
Sobre o artista homenageado:
Nascido em Curitiba-PR., Eloir Jr. é Artista Plástico pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Colunista cultural do Sztuka Kuritiba e Coluna Arte&Cultura Paranaense da Revista Paulista. Entre 1984 e 2004, participou como folclorista dos Grupos Folclóricos Português Alma Lusa e Polonês do Paraná Wisla, onde esporadicamente desenvolve produções artísticas para estes grupos e também para a cultura folclórica ucraniana.
Expõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas e salões de arte desde 1997, obtendo 12 premiações durante este período e suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais, museus pelo País, livros de arte e cultura e em algumas edições da Casa Cor Paraná.
Em 2010 representou com suas pinturas o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne, em 2013 participou de exposição no Carrousel Du Louvre em Paris-France e em 2016 na The New York Public Library. A convite da Embaixada da Ucrânia no Brasil, o artista representou as artes visuais do Paraná durante o 24o. Sarau Chatô em Brasília-DF, que homenageou a Ucrânia e o Paraná em 2017 e, recentemente criou um painel artístico para uma Escola Municipal de Curitiba-PR. Há mais de duas décadas é estudioso das etnias europeias que colonizaram o Paraná, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre tela, como também o artesanato cultural destes países.
Seu trabalho é alegre, colorido e resgata as memórias culturais trazidas pelos diversos povos. Inspirando-se em suas vivências nos folclores polonês, ucraniano, português entre outros, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal, com ícones paranistas, como: gralha azul, araucárias e pinhões.

Serviço:
Evento:Lançamento do minilivro "Texturas Poéticas" e
Entrega da Medalha Mérito Cultural a Eloir Jr.
Data e Horário: 23 de abril (terça-feira), às 19 horas
Local: Instituto Cervantes de Curitiba, rua Ubaldino do Amaral, 927, Alto da Glória
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário